COR E ESPAÇO: ENCONTROS E DIÁLOGOS SOBRE PINTURA

Ana MählerAngela Zaffari

Exposição

A Cor e o Espaço

A Associação Chico Lisboa inaugura quarta-feira, 22 de maio, às 19h, a exposição ‘A Cor e o Espaço’, das artistas Ana Mähler e Angela Zaffari. Os trabalhos das artistas dialogam explorando o espaço tridimensional, através da cor que sugere e revela a geometria que estrutura suas composições.

A exploração do espaço através da cor e a linha que transcende os limites do quadro serve como elo entre os elementos da instalação em cada proposta das artistas., são os elementos principais para um início de um diálogo entre as duas produções.

Ana Mähler, influenciada pela arquitetura, cria a ilusão de um espaço tridimensional no plano pictórico aliada a composição de cores em escalas tonais lineares e ao elemento “escada” (representação sintética de uma escada) que funciona como elo de ligação ou caminho entre os espaços da pintura.

Angela Zaffari que em suas produções anteriores buscava a composição das cores no plano pictórico, entra na brincadeira de explorar o espaço e cria painéis compostos com tacos de madeira coloridos, onde tenta trazer a cor para o espaço físico.

A mostra pode ser visitada até 21 de junho, na Chico Lisboa Espaço Cultural, de segundas as sextas, das 14h às 18h, Travessa Venezianos, 19. Entrada franca.

 

 

Um pouco mais sobre a exposição:

Quando a cor torna-se corpo e invade o espaço, a arte transcende o suporte em busca do encontro. O encontro do outro e daquilo que lhe é semelhante. Nesta exposição, Cor e Espaço, Ana Mähler e Angela Zaffari promovem um encontro entre suas produções, e a partir deste, surge o diálogo protagonizado pela cor, pelo espaço tridimensional sugerido ou revelado e pela geometria que estrutura suas composições.

Enquanto Angela Zaffari se aventura lançando a cor para o caminho da tridimensionalidade, experimentando timidamente soltar algumas amarras da pintura tradicional, como o suporte plano e bidimensional, nos apresentando uma pintura que tem um vista frontal e lateral, mas ainda vinculada a superfície planar e a verticalidade da parede; Ana Mähler, influenciada pela arquitetura, mantém-se fiel aos limites do suporte da pintura, embora recorra a cor e suas tonalidades para reforçar a ilusão da terceira dimensão e da profundidade. Tal intenção é provocada pela necessidade da artista de estabelecer uma relação com o espaço construído, onde as escadas desenhadas nos fazem passear de um ponto ao outro de sua composição.

E, no momento em que a linha rompe o limite do suporte em busca do encontro, o diálogo se completa, sugerindo uma reflexão sobre a poética da arte e seus múltiplos caminhos, encontros, desencontros, trocas e complementos, associações infinitas somente limitadas por nossa imaginação.

 

 

Letícia Lau
Artista visual e produtora cultural
 

 


Sobre as artistas

Angela Zaffari, natural de Porto Alegre (1965) e radicada na cidade de Bagé a 06 anos, trabalha com pintura desde 2006 e recentemente assumiu o papel de administrar sua própria galeria a AZ Galeria, localizada em Bagé. Expôs individualmente na Casa das Artes de Bento Gonçalves (2012), no espaço cultural UNIVATES (2012) e na AZ Galeria (2012). Participou coletivamente em exposições em galerias comerciais e instituições culturais em Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo, Lima (Perú) e Leipzig (Alemanha).

Ana Mähler é uma jovem artista, formada em arquitetura, daí a origem de suas percepções sobre o plano, espaço e a cor, dedica-se a pintura desde 2010, orientada pela artista Vera Wildner. Participou de algumas exposições coletivas do Atelier Estággio.

 


Serviço

Exposição: ‘A Cor e o Espaço’

Abertura: 22 de maio, às 19h

Encerramento: 21 de junho de 2013

Visitação: das 14h às 18h (de segunda a sexta-feira)

Local: Chico Lisboa – Espaço Cultural

Travessa dos Venezianos, 19 – Porto Alegre / RS

 

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on StumbleUponShare on Tumblr