Exposição Bonecos Livres – abertura 09 de Julho

Bonecos Livres

A Exposição Bonecos Livres, com abertura na terça, dia 09/07, às 19h, na sede da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Travessa dos Venezianos, 19), reúne a diversificada (e divertida) produção dos participantes da Oficina de Bonecas Feias, em curso no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, sob orientação da artista e educadora Cláu Paranhos, que também assina a “não-curadoria”. No caso, segundo brinca a artista, “nenhuma obra é excluída por estar fora dos padrões, muito pelo contrário”. As “Bonecas Feias”, pesquisa poética da artista, são bonecas que não seguem padrões de beleza estabelecidos e fazem parte, atualmente, da sua pesquisa de Doutorado em Educação.

Com bonecos realizados a partir de técnicas variadas que vão desde a modelagem em cerâmica fria e papier collé à costura manual, bordado e crochê, a mostra convida a um mergulho no universo poético e lúdico e a refletir sobre o quanto realmente Umberto Eco tinha razão. O filósofo afirma, em seu livro A história da feiúra (2007), que “a feiúra é mais divertida do que a beleza”. E também, acrescenta a não-curadora Cláu Paranhos, transborda liberdade e criatividade.

A Exposição também faz parte das ações comemorativas dos 80 anos da Associação Chico Lisboa e busca promover um diálogo com o Atelier Livre da Prefeitura.

Participam da mostra: Adriana Dacache, Ana Baumgarten, Augusto Vargas, Bruna Holsback Schmidt, Bruna Miranda, Bruna Wolf, Carmem Adegas, Carmen Rangel da Silva, Eliane Bernardes, Isabela Pandolfo, Juçara Silva, Maiara Luvizon, Vitoria Nunes do Canto, Vittoria Conte Schertel.

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on StumbleUponShare on Tumblr