Com Maria Helena Bernardes
Na cena narrada por Virginia Wolf em seu conhecido romance, o personagem Orlando abre a janela e vê que a paisagem, nítida no dia anterior, dissolveu-se em uma grande bruma. A imagem demarca um momento sensível da cultura europeia com a entrada em cena da subjetividade que, entre tantas outras transformações, modelaria modos de fazer, de perceber e de definir a arte.
No curso de objetivo introdutório, percorreremos momentos escolhidos da história para redescobrir a arte produzida antes e depois da invenção da subjetividade, observando as manifestações do sujeito antes da invenção do “eu” romântico, seguindo suas transformações até a arte atual.
Programa:
1. Invenção do retrato naturalista e processos de subjetivação na Antiga Roma: como o mundano e a mortalidade se encontraram na arte.
2. O sujeito por trás da janela: análise e paixão no Renascimento italiano
3. Revoluções, abismos e florestas: o Romantismo e a Era da Subjetividade
4. Participação, relação e colaboração na arte do século 21. Eclipse do sujeito?
Dinâmica:
O curso se constitui de 4 vídeo-aulas, materiais em PDF e 2 encontros online:
– As vídeo-aulas de história da arte são ministradas por Maria Helena Bernardes com contribuições da filosofia por Júlio Bernardes. As vídeo-aulas e os materiais em PDF serão encaminhadas por e-mail nas datas abaixo para o e-mail informado na inscrição. As vídeo-aulas serão disponibilizados para serem assistidas individualmente
– Dois encontros online com os participantes para troca de ideias, impressões e perguntas.A plataforma escolhida para esses dois encontros online será informada por e-mail com link para acesso.
Datas:
22/07 – 1ª aula
29/07 – 2ª aula
31/07 – 1º encontro online, às 10h
05/08 – 3ª aula
12/08 – 4ª aula
14/08 – 2º encontro online, às 10h
Apoio: Sócios R$ 150,00
Não sócios R$ 180,00
Inscrições – envie e-mail para chicolisboa@chicolisboa.com.br com os seguintes dados:
- Nome:
- E-mail:
- Telefone:
- Cidade:
- Estado:
- Se você é sócio da associação Chico Lisboa ou não:
- Qual forma de pagamento escolheu (escola abaixo):
Após o envio da sua inscrição aguarde o retorno com a confirmação em até 2 dias úteis pelo e-mail chicolisboa@chicolisboa.com.br. Caso não receba retorno ligue para +55 (51) 3224 6678 das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira com Janice.
Forma de pagamento:
- Pagseguro – para sócios
- Pagseguro – para não-sócios
- 2x no cartão de crédito (indo presencialmente na Sede das 14h às 18h de segunda a sexta-feira)
- 2 cheques – 50% à vista e 50% para 30 dias (indo presencialmente na Sede das 14h às 18h de segunda a sexta-feira)
- Depósito em conta corrente Banrisul 041 – ag. 1009 – c/c 06.850066.0-0 – CNPJ 90.753.849/0001-29 (caso opte pelo depósito, por favor envie o comprovante para chicolisboa@chicolisboa.com.br)