Edital MOSTRA FORA DA MARGEM

Edital MOSTRA FORA DA MARGEM

Fora da Margem: Panorama Visual das Subjetividades Queer

Fora da Margem é um projeto de exposições híbridas (presencial e virtual) de trabalhos em artes visuais e cinema, abordando questões LGBTQIA+. Estruturada como uma rede, a Mostra contará com exposições simultâneas em vários municípios do Rio Grande do Sul, sendo eles Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa visa promover as artes de uma maneira abrangente e conectada com as demandas sociais contemporâneas como as relacionadas à temática LGBTQIA+. A visibilidade dessa comunidade e da sua produção artística é atual, necessária e urgente visto que é alvo de uma grande violência, marcada pela tentativa de silenciamento. Os eventos que provocaram o fechamento da exposição Queer Museum (2017) ilustram esta realidade aviltante que afrontou as artes visuais e a sociedade como um todo.

Como ação direta em defesa dos direitos de livre expressão artística, sexual e de gênero, interesse direto da comunidade LGBTQIA+ e da sociedade em geral, Fora da Margem busca incentivar a produção, circulação, difusão e fruição das artes visuais e cinema do estado do Rio Grande do Sul de forma presencial. O diálogo entre as artes visuais e o cinema reafirma a necessidade de aproximar as diferentes linguagens, no propósito de celebrar a diversidade e ampliar a visibilidade da discussão sobre a temática LGBTQIA+. Buscamos produzir uma mostra com as mais diversas expressões e narrativas que possam espelhar o momento crítico que vivemos, além de promover a necessária reflexão sobre os desafios que a contemporaneidade nos coloca dentro desta perspectiva cada vez mais presente.

Mais informações: (51)3224 6678 / whatsapp (51) 99826 0341 das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira com Janice.