Sinopse

Epiceno é uma obra de intersecção de linguagem entre dança, circo, performance e audiovisual. Nasceu da experimentação de corpos que reconhecem a si mesmos como corpos falantes, questionam o corpo socialmente construído, criam uma ficção de si mesmos e atravessam significados pré determinados de negociação entre femininomasculino. Na videoperformance, os performers exploram a fluidez de gênero e os limites das noções de humano. Também refletem a ideia da escritora e filósofa Donna Haraway de que a ‘natureza humana’ não é senão um efeito de negociação permanente das fronteiras humano e animal, corpo e máquina, órgão e plástico.

Redes Sociais da Obra:
Instagram: @projetoepiceno

Currículo

Carol Martins (Porto Alegre/RS, 1983) é artista cênica e produtora cultural. Vencedora do Prêmio Açorianos de Dança/2021 na Categoria Destaque Técnico-Artístico pela Direção do videodança “Aspecto In”, trabalho que também teve indicação na categoria de Melhor Fotografia e Melhor Videodança do Ano. No Açorianos de Dança/2017 foi vencedora na categoria Melhor Produtora pelo espetáculo “Atma”, também contemplado nas categorias Melhor Espetáculo de Dança do Ano e Melhor Iluminação. Esse mesmo projeto foi indicado também ao prêmio Açorianos de Dança/2016 como Destaque em Dança Contemporânea pela pesquisa de interseção entre circo e dança.

Atualmente tem uma pesquisa em dança performance sobre corpos-falantes, corpos que questionam padrões socialmente construídos e atravessam significados pré determinados de negociação entre feminino/masculino , na busca por evidenciar um corpo-movimento que, olhando para dentro, transborda para fora. Sua prática artística acontece sobretudo na área da performance, existindo na mistura de linguagens entre a dança, o circo e o audiovisual. Seus últimos projetos de videoperformance “Aspecto In” e “Epiceno”, foram bastante pautados nas reflexões da obra “Manifesto Contrassexual” do autor Paul Preciado, com elenco composto por pessoas LGBTQ+.

Tem participado há 14 anos de diversos projetos, montagens de espetáculos, performances, oficinas, cursos e convenções fora e dentro da cidade de Porto Alegre. Formada em Serviço Social, Especializada em Arte e Educação, atualmente é graduanda em Dança pela Ufrgs.

Em 2021 foi contemplada com o projeto de videoperformance “Epiceno” no edital Criação e Formação Diversidades das Culturas – realizado pela Sedac/RS em parceria com a Fundação Marcopolo e participou do 28º Porto Alegre em Cena com a performance-instalação urbana chamada “Anatomia Temporária”, um desdobramento desse mesmo videoperformance. Em 2020 foi contemplada nos editais FAC Digital RS, Respirarte da Funarte e Edital Emergencial de Auxílio à Cultura PMPA com propostas de videoperformances de circo e dança. Também teve a sua produção em audiovisual “Só Até o Corredor” selecionada para o projeto.

Em Quadros no 27º Porto Alegre em Cena. Como atriz foi protagonista no longa metragem “O Acidente”, drama sobre a história de uma personagem lésbica, de Bruno Carboni, produção Tokyo Filmes, estreia prevista para 2022.

De 2009 a 20212 realizou principalmente produções em projetos contemplados com Prêmios Funarte: Carequinha de Estímulo ao Circo/2009, Prêmio Festivais de Artes Cênicas da Funarte/2010, prêmio Funarte Artes na Rua/2012 e Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo/2012, referentes ao seguintes trabalhos: “Ocupado” – Pesquisa de malabarismo, dança contemporânea e intervenção urbana, “12ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo”; “Circulação Ocupado” – turnê de apresentações/intervenções urbanas pelo interior do RS; e “Caixa Constelação” – performance de dança, circo e audiovisual com apresentações em Porto Alegre.

Em 2012 trabalhou como Produtora Executiva no Núcleo de Projetos Especiais da Casa de Cultura Mário Quintana e participou do projeto promovido pelo 19º Poa em Cena, “Conexões em Cena: Formação, Intercâmbio e Montagem”, com oficina de Serge Nocolai do Théâtre du Soleil/França, resultando no espetáculo “Os Plagiários – Uma adulteração ficcional sobre Nelson Rodrigues”, vencedor do Prêmio Açorianos de melhor dramaturgia, atriz coadjuvante e figurino. Em 2014 participou como performer do espetáculo “Ópera Açoriana – Os Descendentes de Atlântida”, realizado através de um protocolo de Cooperação assinado entre os governos de Açores/Portugal e do estado do Rio Grande do Sul, com apresentações em Ponta Delgada/Açores e em Porto Alegre/RS. Em 2013 participou da residência artística do grupo Falos & Stercus, dentro do projeto “Teatro do Falos & Stecus – Intercâmbio, Treinamento e Pesquisa para o Trabalho Continuado”, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Trabalho Continuado em Artes Cênicas para cidade de Porto Alegre que resultou na intervenção urbana “Ilha Dos Amores”, realizado numa parceria com o 20º Porto Alegre em Cena. Em 2017 atuou como atriz no espetáculo “O Método Arbeuq”, contemplado com FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul, vencedor do prêmio Açorianos de Teatro/2017 na categoria Melhor Iluminação.

Em 2019 e 2020 participou como assistente de produção do Plano Anual de Atividades da Casa de Cultura Mario Quintana, com incentivo da Lei Rouanet; planejamento e gestão da Cida Cultural e realização da CCMQ, SEDAC e AACCMQ. Este projeto contemplou espetáculos de teatro, dança, música, circo, oficinas, festivais, debates e audições comentadas.

E-mail: carolmartinsdias83@gmail.com

Ficha técnica

Ano: 2021
Duração: 16min

Direção e Produção: Carol Martins
Produção de E-FRAME – ESTÚDIO DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL EFRAME.ART | Direção de Fotografia de VOLTAIRE BARBIERI | Imagem de WAGNER COSTA | Assistência de Set de GIOVANE PIRES | Montagem de GUILHERME CINTRÃO | Finalização de DIOVANI RIELLA, NATÁLIA KOREN, VOLTAIRE BARBIERI | Trilha Sonora de EDUARDO XAVIER | Performance de BRUNO FERNANDES, CONSUELO VALLANDRO, GABI FARYAS, GUILHERME GONÇALVES, JOÃO GABRIEL OVADIA, JORDAN MAIA, MARCELO REIS, RITA SPIER | Assistência de Produção de JORDAN MAIA | Roteiro de HIPERLINQUE JOÃO GQ | Figurino de GUILHERME GONÇALVES | Maquiagem de JULIANE SENNA | Atividades de Preparação de Elenco por CARLOTA ALBUQUERQUE, LUCIANO FERNANDES