O que exatamente é o gênero “feminino”? É relacionado à atração por homens? É ter uma  vagina? Vontade de ter filhos ou poder dar à luz? Ser sensível e emotiva? Não ter pelos  faciais ou corporais? É utilizar saias, maquiagens, adornos? No âmbito LGBTQ, essas  questões vêm à tona a partir das vivências desses indivíduos marginalizados por sua condição  fora do padrão estabelecido socialmente. Dentro do campo da Arte, encontram-se  similarmente representações do feminino que circundam em torno dos binários feminino masculino, da mulher e do lesbianismo como objeto de desejo masculino; da mulher delicada,  da mulher mãe, da mulher deusa. 

Como expressar as nuances do corpo do sujeito feminino LGBTQ que se encontra fora destes  padrões dentro do campo da Arte? Esta pintura surgiu dentro do Projeto de Conclusão de  Curso da autora, em Artes Visuais – Bacharelado, como uma possível resposta à essa  pergunta, através da abordagem de um lado mais exploratório sobre o gênero feminino LGBTQ através da pintura e do desenho no campo ampliado, utilizando elementos da pintura  manual, da pintura digital, da ilustração e do desenho. A pintura foi originalmente criada no  computador pelo software Paint Tool SAI e Adobe Photoshop e ampliada manualmente. 

A pintura manual traz consigo um aspecto pictórico e plástico, remetente a pele e ao corpo,  que se relaciona com as questões de gênero que a pesquisa que originou esta pintura busca  desvendar. De outra forma, a pintura digital apresenta aspectos criados em uma realidade  virtual, proveniente de números, simulações e uma imaterialidade que remete à experiência do  gênero, sugerindo uma realidade alternativa à realidade que conhecemos (a física, sensorial).  Sendo digital, “sem corpo”, essa sensação do gênero feminino LGBTQ não possui forma  física, mas está presente e constante, buscando, explorando. Pode ser vista de fora, mas nunca  “de dentro” – na tela do computador, no celular, numa projeção. Não vemos sua real forma,  que não existe no corpo, e seu conceito é uma construção (feita de lógica e números), tal qual  o gênero e o sexo descritos por Judith Butler: é uma construção cultural. O desenho se tornou  a ponte entre o tradicional e o digital, surgindo como resposta nessas questões. 

A experiência sensorial e emocional do feminino LGBTQ pode ser intensa, não  necessariamente tumultuada, mas há muitos estímulos: positivos, negativos ou neutros, e  muitas descobertas e autoconhecimento a serem escavados. Há respiros em cores claras ou  branco; contrastes entre paz e caos coexistindo no trabalho e nessa experiência sensorial;  contrastes de linhas horizontais rápidas, fluídas, e interrupções verticais (figuras, rastros),  superfícies abertas. Essas qualidades contrastantes trazem oposição de valores, conflitos, mas,  também estão reunidas, criando uma integração de oposições e conflitos. 

Trazendo a identidade desse indivíduo para seu corpo e sexualidade através da estética, da  materialidade e, neste trabalho, para o analógico, simboliza o gênero feminino LGBTQ  aceitando sua identidade e descobrindo novas maneiras de se expressar. Os sentimentos são  expansivos e complexos demais para serem contidos em tamanho reduzido, por isso o grande  tamanho da pintura. A tinta e o material usado simbolizam o corpo material – a pele, o  movimento, o gosto, a textura, o desejo. Essa sensação é vista e sentida, e, portanto, existe.

Pintura I – Acrílica sobre rascunhos feitos a lápis em tela, 1,60 m x 4,80 m, 2020
Pintura I – detalhe 1
Pintura I – detalhe 2
Pintura I – detalhe 3

Currículo

Novo Hamburgo (RS, Brasil), 1996

ATIVIDADE DE INTERESSE: Ilustração, Artes Visuais, Jogos Digitais, Design Gráfico.
∙ Artes Visuais: Desenho digital, ilustração, desenho tradicional (lápis, nanquim, acrílico, aquarela), gravura (monotipia, xilogravura), fotografia, videoarte.
∙ Jogos Digitais: Artista 2D, Artista 3D básico, desenho digital, design de personagens, criação de personagens, concept art, arte finalista, colorista, pixel art, quadrinhos, edição de vídeo.
∙ Design Gráfico: Ilustração 2D, desenho digital, design de personagens, criação de personagens, criação de logos, arte finalista.
∙ Outros: secretária, monitora, auxiliar em museu/atelier, tradutora.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E CURSOS:
ESCOLA DE ED. BÁSICA FEEVALE
∙ Ensino Fundamental: 2010
∙ Curso Técnico em Publicidade – Eixo Tecnológico, Produção Cultural em Design: 2012
∙ Ensino Médio: 2010 – 2013
UNIVERSIDADE FEEVALE
∙ Ilustração E Processo Criativo: Práticas do Desenho: 2014
∙ Artes Visuais – Bacharel: 2014 – Em curso

IDIOMAS:
∙ Português brasileiro (nativo – excelente)
∙ Inglês (excelente)
∙ Espanhol (básico)

CURSOS, EVENTOS E PREMIAÇÕES:
∙ Melhor Pôster – 10 anos Projeto Outros Olhares 2012 – Tributo a Machado de Assis | Universidade Feevale
∙ Participação em ONE SKY 358 DESTINIES – a collaborative Kingdom Hearts project | Zine | https://gumroad.com/l/exIbv#;
∙ Participação em YOROZUYA FOREVER FANBOOK | Zine | http://yorozuyaforever.storenvy.com/products/18872734-vip-yorozuya-forever fanbook
∙ Participação em WE’LL GO TOGETHER – a digital zine | Zine | https://gumroad.com/l/sorikuzine
∙ Gamepad 2017 – Seminário de Jogos e Tecnologia, Universidade Feevale | 19 de Julho de 2017
∙ Global Game Jam UNISINOS 2018 | 26 de janeiro de 2018 a 28 de janeiro de 2018 ∙ Gamepad 2018 – Seminário de Jogos e Tecnologia, Universidade Feevale | 19 de Julho de 2017
∙ Destaque no Salão de Extensão 2018 com o trabalho As Regras de Convivência no Exercício Teatral | Universidade Feevale
∙ Participação em SPROUT – AN LGBT HAIKYUU! ZINE | Zine | https://twitter.com/sprouthqzine
∙ Participação em REDRAW REIGEN ZINE | Zine | https://twitter.com/reigenzine

SOFTWARES:
∙ Pacote Adobe: Adobe Photoshop (excelente) | Adobe Illustrator (ótimo) | Adobe Indesign (ótimo) | Adobe Premiere (ótimo) | Adobe Lightroom (bom) ∙ Unity (básico)
∙ Clip Studio Paint (excelente)
∙ Paint Tool SAI (excelente)
∙ Pacote Office: Microsoft Word (ótimo) | Microsoft Powerpoint (ótimo) ∙ Audacity (bom)
∙ Navegadores (excelente)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
∙ ESCOLA DE MÚSICA EFRAIM | Freelancer: arte finalista para convites; assistência publicitária | 2013
∙ ILUSTRADORA FREELANCER | Encomendas online / digital para uso pessoal, profissional ou comercial | 2016 – presente.
∙ LUAR GAMES STUDIOS | Concept art e Ilustração de jogos | 2017 – 2018. ∙ MIDNIGHT CREATORS | Concept art, ilustração 2d, direção de arte e pixel art | 2017 – presente.
∙ BOLSISTA DE EXTENSÃO DO MOVIMENTO TEATRAL NA UNIVERSIDADE FEEVALE| Auxílio à professora ngela Gonzaga no professor, entre outros | 2017 – 2019.
Movimento Teatral Feevale, atuando como secretária, organizadora, auxiliar de
∙ VOLUNTÁRIA NO MOVIMENTO CORAL FEEVALE | Cantora soprano no coral Unicanto e coral Sinfônico Feevale | 2017 – 2019.
∙ WERK-SCHOTT PNEUMÁTICA | Tradução freelancer de e-mails para ING-PT e PT-ING | Abril de 2019 – Outubro de 2019
∙ CNPQ | Bolsista na modalidade ATP – A para projeto de Inovação SESCOOP. Criação de personagem e design de cartilhas sobre Inovação, cooperativismo, e reciclagem | dezembro de 2020 – presente.
∙ MIDNIGHT CREATORS | Concept art, criação de personagem, animação de personagem, edição de áudio para projeto de Assistente Virtual para o Memorial de Estrela | março de 2021 – maio de 2021.
∙ PARTICIPANTE NO MOVIMENTO TEATRAL FEEVALE | Produção cultural, participação como aluna em aulas e exercícios teatrais, atriz em peças | 2021 – presente.

PORTFOLIO:
ARTSTATION: https://www.artstation.com/artist/hyacspen
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/cl%C3%A1udia-r-446888140/ CONTATO
FACEBOOK: http://facebook.com/hyacspen
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/hyacspen/
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CONTATO: hyamara18@gmail.com

Ficha Técnica:

Pintura I (2020). 1,60 m x 4,80 m. Acrílica sobre rascunhos feitos a lápis em tela.