Breve explanação sobre as obras

1. Obra – Série: Todos sangram igual 

A série de pinturas “Todos sagram igual” é produzida com telas de proteção  que se destacam criando uma sugestão de oposição à pele humana. Aquela que  é desprotegida no dia a dia por uma série de fatores sociais, políticos e que é  responsável por milhares de mortes de nossa comunidade.  

A obra faz refletir se existem diferenças ou não entre nossas peles, de  pessoas da comunidade LGBTQIA+ ou não. Afinal, se todos sagram igual, por  qual motivo as nossas peles são feridas com tanta frequência?  

2. Obra – Catarse 

Essa obra se propõe como uma instalação e ao mesmo tempo propicia uma  performance ao sofrer a interação dos espectadores.  

No dicionário a palavra Catarse define: na religião, medicina e filosofia da  Antiguidade grega, libertação, expulsão ou purgação do que é estranho à  essência ou à natureza de um ser e que, por isso, o corrompe. No dia a dia, a comunidade LGBTQIA+ se depara com todas as formas de  humilhação e uso de palavras de baixo calão. Observar as mesmas sendo ditas  cotidianamente e precisar enfrentar a vida cotidiana nos torna fortes e frágeis ao  mesmo tempo.

Obra – Todos sangram igual

Currículo

DENIS LUIZARDO BARBOSA BUENO 

Nome Artístico: Denis Bueno 

Nascido em: Gravataí – RS, 06 de Julho de 1995. 

E-mail: denisluizardo@hotmail.com 

FORMAÇÃO 

• Curso Normal- Habilitação de Professor da Educação Infantil e Ensino  Fundamental- 2014. 

• Curso De Extensão “A Literatura Infantojuvenil Na Escola”. Fapa-Faculdade  Porto Alegrense, Ano De 2014, Totalizando 30 Horas/Aula. 

• Curso De Extensão “Formação de contadores de histórias”. Fapa-Faculdade  Porto Alegrense, Ano De 2014, Totalizando 15 Horas/Aula. 

Licenciatura em Artes Visuais – Universidade Feevale, Novo Hamburgo 2020. 

• Arte na escola Contemporânea – Curso on-line do Projeto Arte na Escola 2020 – 2021. 120 horas (em realização). 

• Dançando com o corpo – Onquotô – Curso on-line com o Grupo corpo-2020 – 2021 (em realização). 

Pós-Graduação em Artes performáticas: teatro, dança e artes visuais. CAL – Casa das Artes de Laranjeiras- 2021-2022 (em andamento). 

 EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS  

• Monitoria Fixa (Anos Iniciais e Educação Infantil) – Colégio Dom Feliciano 2010- 2014; 

• Auxiliar De Biblioteca/Contador De Histórias – Colégio Dom Feliciano– 2014- 2017. 

• Estágio com regência de classe E.M.E.F. Rui Ramos(Gravataí/RS)– 2014.

• Professor de Arte (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino  Médio e Curso Normal) – Colégio Dom Feliciano– 2017-2021 (Em exercício  da função). 

EXPOSIÇÕES E PUBLICAÇÕES COLETIVAS 

2021 – “Meu artista favorito”- Lançamento de livro infantil através do  Edital Criação e formação diversidade das culturas- Marcopolo (escrita e  ilustração). 

2021 – “Aquilo que nos fere” – Exposição de Arte No Quiosque da  cultura, Projeto contemplado e financiado com recursos da Lei Federal  14.017/2020 – Lei Aldir Blanc em Gravataí /RS. 

2019 – “ABACAXI COM MORANGO” – Revista de Arte, financiada pelo  Fundo Municipal de Cultura de Gravataí /RS. 

2017 – “CONTOS EDGAR ALLAN POE: PROJETO CIRCULAR/ EDITORA CIRCULAR” – Espaço Arte UM, Universidade Feevale, Novo  Hamburgo. • 2017 – “ILUSTRANDO PALAVRAS” – Quiosque da Cultura, Gravataí. 2016 – “NARRATIVA SERIGRÁFICAS V – MÚLTIPLOS DE ARTE”- Espaço Cultural Albano Hartz, Novo Hamburgo.

Ficha Técnica

Obra – Todos sangram igual
Título da Série: Todos sangram igual
Técnica: Pintura experimental sobre tela de proteção, massa acrílica, nanquim e faca.
Dimensões: 110cm x 68cm
Data: 2019