Breve explanação sobre a obra

Do meu lugar como mulher e por pertencer a um coletivo historicamente relegado e  oprimido em uma sociedade patriarcal, sinto a necessidade de expressar a  solidariedade e a responsabilidade de contribuir para a luta pelos direitos de outro  grupo que sofreu discriminação, rejeição e repressão brutal ao longo da história e até  hoje, infelizmente, assim como o coletivo LGBTQIA+. 

A naturalidade da metamorfose humana, a violência e a não aceitação dos diversos em  uma sociedade rígidamente estruturada e não querer ver o que está em processo de  mudança fazem parte do que pretendo expressar nas obras apresentadas. 

Uma sociedade inclusiva requer aceitação, respeito e como disse o grande educador  Paulo Freire “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as  igualdades”.

Resistir – 16 cm x 15 cm – Collage/ Año 2021
Invisível Visível – 40 cm x 40 cm – Collage/Año 2021
Metamorfose 1 – 27 cm x 35 cm – Collage/Año 2021
Metamorfose 2 – 25 cm x 33 cm – Collage/Año 2021

Currículo

Nascido em Montevidéu, Uruguai, em 15 de agosto de 1970. Sua formação artística acadêmica  remonta a 1996 em prestigiadas oficinas de arte naquela cidade, educação formal e professores renomados a nível internacional: Clever Lara, Álvaro Amengual, José Pelayo, Pedro Peralta, entre outros. Me aventurei no estudo de diversas técnicas: desenho, pintura, colagem, impressão de  tela, arte digital, performance e instalação, entre outras. Desde 1998 participa de exposições coletivas e individuais. Formação em Gestão Cultural e Galeria de Arte, na Espanha. Leciona desde 2013 para todas as idades, fazendo cursos de pesquisa, experimentação visual e história  da arte . 

Principais Exposições  

2010 – Exposição individual no Espaço Cultural de La Spezia, denominada “Retratando a Sétima  Arte”, apresentando desenhos, pinturas e colagens inspiradas no Cinema. 2011- Exposição solo, chamada “O quebra-cabeça do Cidadão Kane”,na Cinemateca Uruguaya,  por ocasião do 70º aniversário da estreia do filme“Cidadão Kane”, de Orson Wells. Nele, foram  apresentadas colagens, serigrafias, desenhos e retratos. 

2018 – Por ocasião do 150º Aniversário do Ateneo de Montevidéu, ela é convidada a realizar a  exposição solo “Às margens do Rio Sagrado Nilo”, recebendo um prêmio de distinção para a  referida Instituição Cultural de trajetória histórica 

2020 – Exposição coletiva “Origem e Caminho”da “Oficina da Boa Memória” em homenagem à  artista uruguaia Lacy Duarte, Museu Gallino do Departamento de Salto. 

2021 – Exposição coletiva com o artista Gino Bidart denominado “NOMADES:Bikost”, que  acontecerá de 22 de setembro ate 17 de outubro deste ano na Galeria Virgílio Caligari, Casa de  Cultura Mario Quintana. 

Competições 

1999 – Prêmio no Concurso Nacional “Jovens Talentos”,organizado pela PHILIPS, com a colagem  “Desestructura”, Uruguai. 

2006 – Finalista com o díptico “ARTIGAS”, na Bienal de Arte “MIRADAS 2006”, organizada pela  Clínica Oftalmológica “Visión ECHAGUE, Uruguai. 

2010 – Finalista e menção especial na Bienal de Arte “MIRADAS 2010”, organizada pela Clínica  Visión Echague, com a colagem “Jhonny”. 

2012 – Finalista da Terceira Competição Nacional de Pintura Uruguaia, organizada pela Indústria  ISUSA, com a obra ” O REI“. 

2012 – Participa da Feira Internacional de Arte“EXPO PUNTA”,realizada na cidade de Punta del  Este, Maldonado, Uruguai, obtendo o terceiro prêmio com a obra “Jhonny”.

Principais Conferências e palestras 

2018 – No contexto da exposição “Às margens do Rio Sagrado Nilo”, ele ministrou palestras sobre  arte e sua relação com a espiritualidade no Egito Antigo, Montevidéu 2021– No âmbito do projeto cultural de fronteira Rivera Livramento chamado “Tertulias  Cultural”, ele deu a palestra “Colagem e Cinema”, no espaço Dharma Café, cidade de Rivera. A  atividade contou com a participação dos Consulados do Brasil em Rivera e Uruguai, em  Livramento, e com o apoio da Intendência Departamental de Rivera, no Uruguai.

Ficha técnicas

1 – Resistir – 16 cm x 15 cm – Collage/ Año 2021 

2 – Invisível Visível – 40 cm x 40 cm – Collage/Año 2021 

3 – Metamorfose 1 – 27 cm x 35 cm – Collage/Año 2021 

4 – Metamorfose 2 – 25 cm x 33 cm – Collage/Año 2021