Breve explanação sobre a obra

Folheando o catálogo QUEER MUSEUMS de 2017 em Porto Alegre, me deparei com as obras do Milton Kurtz. Fomos colegas desconhecidos na Faculdade de Arquitetura UFRGS. Sua morte precoce nos deixa um legado: uma presença oculta.
Faço collage há muitos anos, esta é a minha linguagem para ver o mundo.
Capturei duas obras do Milton Kurtz: Ataque Automático (1985) e Suco (1989), desconstruí literalmente com a tesoura. O espelhamento da frase do próprio MK “Onde existe um corpo, não existe outro” foi inspirado por outra obra de Milton Kurts – Zapatos Errados (1982).

PRESENÇA OCULTA
“Onde existe um corpo, não existe outro”
… ele é único!
Mesmo com a ausência pelo corte,
Ainda assim, delineada a silhueta,
Ali está a presença oculta.
Mergulhada e sugada como num parto,
surge o mesmo corpo, espelhado ao meu,
sob ataques escandalosos homofóbicos!

PRESENÇA OCULTA – Técnica & Linguagem: collage (fotos e recortes colados)
20 cm X 21 cm, 2021

Currículo

Nome artístico: GLADYS NEVES
Cidade: Porto Alegre/RS
Ano de nascimento: 1948

Formação (cursos formais): Graduação Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS 1974, Mestrado PROPAR/UFRGS 2005.
A minha trajetória nas artes plásticas começou, informalmente, após concluir o Curso de Arquitetura. Em 1995 fui contaminada pelas collages como um gesto de expressão artística com tesoura, papel e cola, quando fiz a disciplina de Fernando Fuão “A imagem no processo de criação”. A minha dissertação de Mestrado, em 2005 intitulou-se: “Arquitetura & collage no século XX”. Mais tarde desenvolvi esta técnica no Atelier Livre da Prefeitura de Porto alegre, com Mara Caruso.
Utilizo a collage como um recurso didático nas aulas de Atelier de Projeto de Arquitetura e História da Arquitetura no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Relação de exposições individuais e coletivas:
2016: Cidades & Collages – Café do Porto _Porto Alegre/RS 2017: Cidades & Collages – Galeria Tubo – Unisinos – São Leopoldo/RS 2018: Cidades & Collages – Urcamp – Bagé/RS
2019: Curadoria da Exposição FAM: Fayet, Araujo e Moojen – Uma Arquitetura Moderna do Sul / Unisinos/POA/RS. 2020: Edital Arte na Janela – Associação Chico Lisboa 2020 2021: Exposição QuarentenArte – A criação em tempos de pandemia Associação Chico Lisboa
2021: Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre -Coletivo Daisy Viola.
Atualmente estou fazendo um curso (on line) sobre GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CURADORIA– Projeto Marieta/SP.

Instagram Gladys Neves (ver Collages)

Ficha técnica

Título: PRESENÇA OCULTA
Técnica & Linguagem: collage (fotos e recortes colados)
Dimensões: 20 cm X 21 cm (sem moldura e sem passe-partout)
Peso: 15 gramas
Ano: 2021