Breve explanação sobre a obra 

Costumo, na minha produção artística, trabalhar a expressão do corpo humano e especificamente, o da mulher. Explorar o dito como feminino, como esse corpo interage em seu meio e suas relações com outros corpos, tem sido um tema que percorre minhas criações. Neste trabalho, procurei explorar as possibilidades de criação plástica da tinta acrílica, abordando por meio de uma pintura, a relação afetiva entre duas mulheres. 

A inspiração para essa imagem surgiu a partir de uma cena famosa do cinema, que fez parte da minha infância/adolescência e provavelmente também fez parte da vivência de muitas outras pessoas. Se trata da emblemática cena do beijo entre Mary Jane e Peter Parker em “O Homem Aranha”. 

Como pessoas LGBTQIA+, lidamos com um mundo voltado ao hetero e cis normativo. Isso é evidenciado em nossas convivências e experiências, assim como é muito presente nas mídias que consumimos, como o cinema. A cena clássica de “O Homem Aranha”, é só mais um exemplo dessa falta de representatividade LGBTQIA+ nas grandes produções cinematográficas de longo alcance e divulgação. Apesar de que, aos poucos, essa realidade parece estar mudando com produções mais recentes. No entanto, acredito que a representatividade continua sendo muito bem-vinda e não apenas no cinema, mas nas mais diversas áreas de atuação. Por isso, produzir um trabalho dentro desta temática e participar de uma exposição com outros artistas de identidade queer que tratam desses assuntos é muito significativo, especialmente em um contexto de falta de representatividade, de normatividades e até de censura e violência.

Currículo

LORENA BENDATI BELLO, Porto Alegre/RS, 1999

Graduada em Produção Multimídia pelo Senac RS (2020) e estudante de Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS (desde 2018). 

Foi bolsista da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, no projeto “Confraria da Ilustração”, com orientação da Profa.Dra. Laura Castilhos (no segundo semestre de 2018). Atualmente é bolsista do Telessaúde RS (desde outubro de 2020), na área de comunicação, como designer. 

Em seu trabalho artístico explora principalmente técnicas analógicas, como pintura e desenho, e digitais como animação e ilustração digital. Em suas temáticas aborda a memória, a partir da apropriação de objetos e histórias/momentos, a representação do corpo e do corpo feminino, a relação entre a sociedade e a tecnologia. 

Exposições e participações em projetos: 

Selecionada para participação de residência artística no Festival Flow (outubro de 2021) na cidade de Caxias do Sul, com produções em vídeo e animação digital para projeções em videomapping no centro da cidade. 

Exposição “Maria vai com as outras” , Galeria Experimental, com a obra “Pequenos detalhes”, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), 2021. 

Festivau de C4nn3$, 2021 – Mostra Dia da Cultura UFRGS, Sala Redenção, com a obra “Todo dia isso”. Disponível em: https://www.festivaudec4nn3s.com/diadaculturaufrgs 

Mostra virtual, Homeostasis Lab, com a obra “Todo dia isso”, 2021. Disponível em: https://homeostasislab.org/visualizar/artista/1221 

Arte para a reportagem “Um pé no lar e outro na carreira” da edição número 55 da Revista Sextante, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/sextante/um-pe-no-lar-e-o-outro-na-carreira/

Participação no “Desafio da quarentena”, organizado pela Professora Lilian Maus (junho de 2020). Disponível em: https://www.ufrgs.br/historiasepraticasartisticas/2020/06/25/resposta-dos-alunos-ao-desafio da-quarentena-professora-lilian-maus/ 

Exposição Transitoriedades: Instituto de Física da UFRGS, de 7 de novembro a 5 de dezembro de 2018. 

Exposição “SoulArtista”: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), realizado de 19 a 24 de novembro de 2018, Campus Sapucaia do Sul. 

III Encontro de Arte, Cultura e Cidadania: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) realizado de 9 a 10 de outubro de 2018, Campus Sapucaia do Sul. Destaque, com a obra “Júlia”.

Ficha técnica

O olhar
Tinta acrílica, pastel oleoso, esferográfica sobre MDF e moldura preparados com gesso acrílico.
83 cm x 64 cm
aprox 1,5kg
2021