Sinopse
A opressão é herdada?
Silêncios carregados de história levaram ao vômito catártico que mistura imagens de arquivo e captações poéticas à narração do filme “Sintomático”. Para além de uma obra artística, ele se constrói enquanto objeto vivo detentor de verdades subjetivas.

Currículo
Marina de Souza Pessato, 19 anos, é graduanda do 4° semestre do curso de Produção Audiovisual da PUCRS. Também é co-fundadora e membro do Comitê Teccine Plural (CTP), grupo acadêmico formado por discentes e docentes em prol do debate e reflexão sobre questões relacionadas à diversidade (ou a falta dela) no meio audiovisual – seja na academia ou no mercado.
Dentre alguns curtas metragens produzidos durante o curso, realizou o documentário ensaístico “Sintomático” (2021), o qual tem percorrido festivais nacionais como o 5° Metrô – Festival do Cinema Universitário e o 20° NOIA – Festival do Audiovisual Brasileiro.
Nascida em Porto Alegre em 2002, morou a maior parte de sua vida no interior do estado, em uma pequena cidade chamada Ibirubá – a qual é inspiração para seu filme. Ao começar o curso de cinema, retornou à Porto Alegre.
Ficha técnica
Ano: 2021
Duração: 4min