Breve explanação sobre a obra 

As obras desenvolvidas surgem diante de processos e experimentações  pessoais a partir de temas relacionados a sexualidades e a uma pesquisa  pessoal sobre a arte erótica. Nelas debato questões relacionadas ao meio  LGBTQIAP+ tendo como base o corpo desnudo performando atos e poses  sexuais trazendo um tabu social para discutir o sentido de arte erótica vista por  alguns como pornografia. 

A sexualidade explícita em contraponto com a natureza e tons delicados  tem a intenção de fazer um contraponto, trazendo leveza ao abordar um tema  tido como tabu e algo belo e apreciado por muitos. Os tons da paleta das obras  foram previamente pensados, a partir do significado psicológico que cada cor  possui e inspirado em obras da história da arte onde cenas de nudez explicita  também foram pintadas, mas por, na maioria das vezes, serem corpos femininos,  objetificados por artistas do sexo masculino, não eram vistos como grande problema. Os elementos da natureza trazidos também foram refletidos  decorrentes de seus significados para reforçar os temas, como a delicadeza e o  amor, além disso trazem referência a questões relacionadas as histórias dos  primórdios bíblicos onde nada mais havia além da natureza, animais e corpos  nus em contato que eram vistos de maneira natural sem as grandes problemáticas atuais.

Inocência, tinta acrílica sobre tela,30 x 40 cm, 2021
Desejo, tinta acrílica sobre tela,30 x 40 cm, 2021
Prazer, tinta acrílica sobre tela,60 x 80 cm, 2021

Currículo

Pedro Reis, nascido em 1999, natural e residente do município de Bagé.  Graduando em bacharelado no curso de Artes Visuais/UFSM. Integrante dos  laboratórios de pesquisa Gpicto e Labfoto, onde desenvolve trabalho de  pesquisa em fotografia com bolsa PIBIC orientado pela professora Dr. Darci  Raquel Fonseca. Tem experiência na área de artes, com ênfase em pintura e  fotografia, atuando principalmente nos temas relacionados a gênero e sexualidade. Expos nas exposições, Denegrir, organizada por artistas negros da  UFSM, no centro de eventos do local em 2019; Habitat Natural na reitoria da  UFSM em 2019; e também participou de exposições online como a III Exposição  Internacional de Arte e Gênero, promovido pelo Instituto de Estudos de Gênero  da UFSC; e Salão de Antínoo, exposição de artistas LGBTQIAP+, ambas no ano  de 2021. Desenvolve atualmente produção plástica em pintura trabalhando com  conceitos relacionados a sexualidade e o papel do sexo na sociedade.

Ficha técnica

Título: Inocência
Técnica: Tinta acrílica sobre tela • Linguagem: Pintura
Dimensão: 30 cm x 40 cm
Data: 2021

Título: Desejo
Técnica: Tinta acrílica sobre tela • Linguagem: Pintura
Dimensão: 30 cm x 40 cm
Data: 2021

Título: Prazer
Técnica: Tinta acrílica sobre tela • Linguagem: Pintura
Dimensão: 60 cm x 80 cm
Data: 2021